A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) dará início nesta quinta-feira (31/01) ao Programa Permanente de Capacitação em Recursos Hídricos do Rio Grande do Sul, voltado aos membros dos Comitês de Gerenciamento de Bacias Hidrográficas.
O Programa terá coordenação geral da Assessoria de Educação Ambiental e será coordenado tecnicamente pelo Departamento de Recursos Hídricos da Sema e pelo Conselho Estadual de Recursos Hídricos(CRH). Elaborado para acontecer até o final deste ano, o Programa está dividido em sete módulos de seis horas cada.
O Módulo 1 acontecerá quinta-feira (31/01), no auditório do 11º andar do prédio da Sema (R. Carlos Chagas, 55), em Porto Alegre, das 8h30min às 16h30min, com intervalo para almoço. Como início do curso, as atividades estão calcadas na capacitação técnico-administrativa das direções dos Comitês, com enfoque nas questões burocráticas de convênios, envolvendo aspectos jurídicos, teoria e prática e prestação de contas. Além disso, será abordada a temática da educação ambiental como instrumento de gestão. Esses temas serão tratados pelo Secretário Adjunto da Sema, Francisco Simões Pires; Diretor Administrativo, Niro Afonso Pieper; Coordenadora da Assessoria de Educação Ambiental, Lílian Zenker; Secretário-executivo do CRH, Paulo Renato Paim, e pela chefe do Setor de Convênios, Rejane Kaiser.
Conforme Lílian Zenker, o programa busca normatizar procedimentos, considerando as diversas demandas dos Comitês de Bacias do Estado, e integrar os colaboradores nas estratégias cotidianas do Sistema de Recursos Hídricos. “O programa possibilitará atender necessidades da implementação do Sistema por meio da técnica aprendendo/fazendo”, enfatiza a coordenadora da Assessoria de Educação Ambiental.
O Diretor do Departamento de Recursos Hídricos da Sema, Ivo Mello, destaca a importância do programa. “Estaremos facilitando a capacitação de representantes dos Comitês, que são envolvidos diretos na gestão dos recursos hídricos, como implementadores de políticas públicas voltadas à proteção e recuperação dos bens naturais, promovendo a incorporação de preceitos de desenvolvimento sustentável. Os membros dos Comitês, auxiliarão, cada vez mais, como multiplicadores, alavancando alternativas socioeconômicas adequadas às características de sua área de atuação”, afirma Ivo Mello.
Ao final do Módulo 1, os participantes ajudarão os coordenadores do programa a planejar a programação dos próximos módulos, de acordo com as necessidades dos Comitês.
(Imprensa Sema/Fepam, 30/01/2008)