As 500 doses da vacina contra a febre amarela, do estoque da Secretaria Municipal de Saúde, terminaram no início da semana passada. Outras 800 chegaram para suprir a demanda e cerca de 650 foram aplicadas até ontem pela manhã, de acordo com a estimativa da coordenadora do Serviço de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde, Maria Carla Tedesco. Mesmo com a remessa, a coordenadora afirma que a procura é muito grande e que nesta semana devem chegar mais doses da vacina.
"Vamos precisar de mais e estamos esperando a liberação de novas doses da vacina da 1ª Coordenadoria Regional de Saúde. É provável que chegue nesta semana", diz Maria Carla. Um fator que aumenta a procura é a necessidade de aplicação em pessoas que vão para a Argentina, mais um destino de risco.
A proximidade do feriado de carnaval faz com que a procura aumente, em função das viagens. A coordenadora de imunizações informa que a vacina está sendo oferecida no Centro de Especialidades Médicas da Rua Osvaldo Aranha, Centro de São Leopoldo, de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 11h30 e das 13h30 às 16h30.
Ao chegar no posto de saúde não é preciso comprovar a necessidade de aplicação. Basta informar o destino da viagem. As regiões de risco são o Norte do Brasil, Centro Oeste, todos municípios do Maranhão e Minas Gerais, Sul do Piauí, Oeste e Sul da Bahia, Norte do Espírito Santo, Noroeste de São Paulo, Oeste do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.
As únicas restrições para aplicação da dose se referem aos soropositivos, gestantes, pessoas com alergia a gema de ovo, crianças com menos de seis meses de idade e quem já fez a vacina há menos de dez anos.
(Jornal VS, 29/01/2008)