Queda de nível se deve à alta temperatura e à falta de chuva
O nível de água do Guaíba atingiu o índice mais baixo já registrado no mês de janeiro desde 2004, de acordo com a Coordenação de Defesa Civil (Codec) de Porto Alegre. Ontem (29) pela manhã, a medição em réguas instaladas na margem do Guaíba chegou a dois centímetros no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho e, à tarde, a zero na Ilha da Pintada. O monitoramento nesses dois pontos é feito diariamente pela Codec. A altura das águas é em relação ao nível do mar, por isso, mesmo quando o índice chega a zero, o Guaíba não está totalmente seco.
Os índices registrados ontem estão bem abaixo da média normal para este mês, que é de 0,47 metro, segundo os dados da Defesa Civil. De acordo com o secretário coordenador da Defesa Civil da Capital, coronel Sidnei Viapiana, o problema é a falta de chuva nas regiões onde ficam os rios que abastecem o Guaíba - Gravataí, Sinos, Caí e Jacuí:
- A estiagem é comum no verão, mas está mais forte neste ano. É possível perceber o problema pela quantidade de praias que estão aparecendo ao longo do Guaíba.
O baixo nível da água, aliado à alta temperatura, pode aumentar a proliferação de algas, ocasionando mau cheiro e afetando a qualidade da água distribuída na Capital.
Segundo o Departamento Municipal de Águas e Esgotos (Dmae), a situação está sendo monitorada diariamente. Uma equipe coleta amostras em diferentes pontos do Guaíba para avaliar a qualidade da água. Até agora, os resultados têm sido normais.
Ainda de acordo com o Dmae, a estiagem também não ameaça a distribuição de água em Porto Alegre, mesmo com o Guaíba sendo responsável por 96,4% da água bruta captada - cerca de 5 mil litros por segundo - pelas estações de bombeamento.
Próxima semana será de tempo seco
A situação pode continuar a mesma nos próximos dias. Segundo informações da Central de Meteorologia, não há previsão de chuva forte até domingo. O tempo deve ficar nublado, com pouco sol e possibilidade de pancadas de chuva, especialmente à tarde. A temperatura pode variar de 17°C a 29°C em todo o Estado.
O tempo deve começar a melhorar a partir de domingo, mas não está descartada a possibilidade de chuva em todas as áreas do Estado. A partir de segunda-feira, a previsão para os gaúchos é de tempo seco e ocorrência de sol.
(Zero Hora, 30/01/2008)