O BNDES aprovou financiamento de R$ 94,9 milhões para a empresa Eco Energy Beberibe Ltda. implantar o Parque Eólico de Beberibe, no Ceará, com potência instalada de 25,6 MW, no âmbito do programa de incentivo a fontes renováveis. O financiamento do BNDES corresponde a 67% do investimento total do projeto, de R$ 140,9 milhões.
O empreendimento da Eco Energy está incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e faz parte do Proinfa – Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia. Durante a construção do parque eólico deverão ser criados 400 empregos diretos e indiretos.
Conforme as regras do Proinfa, o investimento é garantido por Contrato de Compra e Venda de Energia Elétrica (CCVE) com a Eletrobrás com prazo de 20 anos de vigência.
O projeto consiste na construção de um parque de geração de energia elétrica por fonte eólica. A usina será interligada ao sistema elétrico de distribuição local da Companhia Energética do Ceará (Coelce).
O Parque Eólico de Beberibe se localiza na Praia das Fontes (CE) a 93 quilômetros ao sul de Fortaleza. O parque será construído numa área de cerca de 70 hectares com instalação de 32 aerogeradores, de 800 kw de capacidade de geração cada. O empreendimento terá também uma subestação de potência, subestações de tensão, rede de distribuição coletora subterrânea e edificações que servirão de base administrativa e operacional.
Entre os méritos do projeto, destaca-se a contribuição para a diversificação da matriz energética brasileira com uma fonte de recursos renovável. O empreendimento contribui ainda para a redução das emissões de gases do efeito estufa.
A Eco Energy Beberibe Ltda é uma Sociedade de Propósito Específico (SPE), constituída para desenvolver e operar o projeto Beberibe. O Grupo Econergy, controlador da SPE, tem três áreas primárias de atuação: consultoria nos negócios de energia, investimentos em ativos de energia limpa e serviços de supervisão em transações e carbono. A Econergy concluiu mais de 200 projetos em mais de 50 países, incluindo toda a América Latina. A empresa é líder na área de redução de emissões de gases de efeito estufa.
Entre os clientes da Econergy estão produtores de energia independentes, companhias de petróleo e gás, conglomerados industriais, bancos comerciais e de desenvolvimento, agências governamentais e instituições multilaterais.
(Envolverde/BNDES, 29/01/2008)