A situação no litoral paranaense pode piorar nesta quarta-feira (30) com a formação de um ciclone extratropical sobre o Oceano na altura do litoral paulista. De acordo com o Instituto Tecnológico Simepar, a chuva forte que tem castigado a região nos últimos dias deve continuar e ser acompanhada de ventos fortes, trazidos pelo novo fenômeno climático. Na terça-feira (29) a chuva alagou ruas e casas em todo litoral do estado. Em Guaratuba e Pontal do Paraná, 22 pessoas ficaram desabrigadas
Rios e canais transbordaram obrigando moradores a abandonar suas casas com água no pescoço. Mirim, Carvoeiro, Piçarras e Cohapar foram os bairros mais atingidos em Guaratuba. Ruas do centro de Matinhos e Caiobá também foram tomadas pela água da chuva. O Corpo de Bombeiros foi chamado para ajudar moradores dos bairros Mangue Seco, Tabuleiro e da Praia Grande. Ocorreram alagamentos de ruas também nos balneários de Ipanema, Praia de Leste, Olho D’água e Canoas.
Por volta das 17 horas, um deslizamento de terra na estrada que liga a PR-412 à praia de Caieiras deixou a passagem interditada por duas horas. Outro deslizamento – que não chegou a atrapalhar o trânsito – aconteceu nas proximidades do ferryboat, no sentido Caiobá-Guaratuba.
Janeiro de chuvas
Nos vinte e nove dias de janeiro choveu quase o dobro que a média esperada para todo o mês no litoral. Na estação meteorológica do Simepar em Guaratuba foram registrados 677 milímetros de chuva, sendo que a média histórica do mês é de 377 milímetros. Apenas na terça-feira choveu 150 milímetros, quase 40% da média histórica. De acordo com o Simepar, nos últimos 10 anos, somente 2003 superou a quantidade de chuvas registradas neste ano, com 882 milímetros.
As chuvas continuam no litoral paranaense pelo menos até domingo (3), segundo a previsão do Simepar. O Sol começa a aparecer timidamente já partir de sexta-feira (1). As temperaturas apresentam ligeira elevação e atingem máximas de 30°C no fim de semana. A formação do ciclone extratropical também deixar o mar agitado em todo litoral.
Interior
A quarta-feira será de tempo instável em boa parte do Paraná. No interior as nuvens variam bastante, e pode chover rápido à tarde. Em Foz do Iguaçu (Oeste) os termômetros variam entre 21ºC e 28ºC. Na capital paranaense a mínima prevista é de 16ºC e a máxima 22ºC.
(Gazeta do Povo, 30/01/2008)