A partir desta semana, 130 mil cartões de controle ambulatorial para pacientes com suspeita de dengue serão distribuídos na rede municipal de saúde. O cartão será disponibilizado às pessoas que procurarem atendimento médico nos postos de saúde, pronto-atendimentos, hospitais municipais e conveniados. Nesta quarta-feira (30/01), às 9h30, o secretário municipal de saúde, Eliseu Santos, fará a entrega do material no Centro de Saúde Bom Jesus (Rua Bom Jesus 410).
No cartão, são anotadas informações clínicas e laboratoriais do paciente a cada consulta, tornando o atendimento médico mais ágil e efetivo. Por meio dos registros, será possível obter subsídios para a busca e eliminação do mosquito. O cartão orientará sobre os sinais de alerta para o agravamento da doença.
Visitas
A partir de amanhã, a Coordenaria Geral de Vigilância em Saúde retoma as visitas domiciliares no Bairro Bom Jesus. Segundo dados preliminares do último Levantamento de Índice Rápido (Lira) a localidade apresentou altos índices de infestação do Aedes aegypti. Doze agentes percorrerão o bairro para informar como a população pode identificar e eliminar focos de larvas do mosquito. O último trabalho de prevenção no local foi no ano passado e durou dois meses.
A doença
A dengue é doença infecciosa transmitida ao homem através da picada do Aedes aegypti, um mosquito escuro com listras brancas que tem por hábito picar durante o dia. Sua reprodução ocorre em qualquer recipiente utilizado para armazenar água limpa, como caixas d"água, tanques, garrafas, latas, vidros, potes, pratos e vasos de plantas ou flores, tanques, cisternas, pneus, panelas, calhas de telhados, bandejas, bacias, drenos de escoamento, canaletas, blocos de cimento, tocos e bambus, buracos de árvores e muitos outros onde a água da chuva é coletada ou armazenada. O inseto somente se infecta e passa a transmitir a dengue ao picar uma pessoa com a doença. Ao ser injetado, o vírus se espalha rapidamente na corrente sangüínea. Há duas formas da doença: a clássica e a hemorrágica.
Sintomas
Dengue clássica: é uma doença grave, semelhante a gripe, cujos sintomas são:
- febre alta com início repentino;
- dor intensa de cabeça ;
- dores musculares e nas articulações (juntas);
- perda do apetite;
- manchas vermelhas na pele, que se confundem com as do sarampo ou rubéola;
- náuseas e vômitos;
- dor retroorbital (dor no fundo dos olhos), a maioria dos doentes queixa-se de dor ao mover os olhos;
- duração de 5 a 7 dias.
A dengue clássica, apesar da dor forte e do desconforto, não é letal.
Dengue hemorrágica: é outra forma de manifestação da doença, mais grave do que a dengue clássica, em que ocorre sangramento e ocasionalmente choque, levando à morte. Além dos sintomas descritos para a dengue clássica podem ocorrer os seguintes:
- sangramento pelo nariz, boca e gengivas;
- pontos ou manchas vermelhas na pele;
- fezes pretas;
- dores abdominais severas e contínuas;
- vômitos freqüentes com ou sem sangue;
- sonolência e agitação;
- sede excessiva (boca seca);
- dificuldade respiratória e
- duração da fase febril de 2 a 7 dias.
(Ascom Prefeitura de Porto Alegre, 29/01/2008)