O Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) continua o trabalho de dragagem de arroios na Capital. Enquanto uma draga limpa o Arroio Dilúvio, outra está em operação no arroio da Vila Dique. Em quinze meses de dragagem do Arroio Dilúvio, o maior da cidade, o DEP já dragou 60 mil toneladas de material, em seis quilômetros de extensão. Atualmente, a draga está nas proximidades da Avenida Salvador França, ponto crítico de acúmulo de material. O próximo ponto a ser dragado deverá ser a próximo à Rua Santa Cecília.
A outra draga concluiu a dragagem do Canal da CEASA, tendo retirado 1.800 toneladas de material, em 250 metros de canal. Esta mesma draga retornou ao Arroio da Vila Dique para continuar a dragagem dos pontos que ficaram novamente assoreados. Até o momento já foram retiradas 27 mil toneladas de material em 2.800 metros de arroio.
As dragas são cedidas pelo governo do Estado ao município. A prefeitura investe R$ 1,4 milhão no contrato de operação, manutenção e transporte de material. Quando a draga retira o assoreamento do leito do arroio, este material fica depositado na sua margem para secagem, durante duas semanas, e posterior remoção e transporte. Os resíduos retirados (areia, lixo, animais, pneus, móveis e utensílios domésticos) são levados para o depósito de inertes do Departanento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) na Avenida Serraria.
A dragagem de arroios é essencial para combater os alagamentos na cidade, facilitando o fluxo das águas em direção ao Guaíba.
(Ascom Prefeitrua de Porto Alegre, 29/01/2008)