A afirmação: nunca beba água quente da torneira.
Os fatos: a afirmação tem uma áurea de mito. Mas cientistas ambientais dizem que é real. A razão é que água quente dissolve substâncias contaminadas mais rapidamente que água gelada, e muitos canos das casas contêm chumbo que podem contaminar a água. E chumbo pode prejudicar o cérebro e o sistema nervoso, especialmente em crianças pequenas.
Chumbo raramente é encontrado em água de fonte, mas pode entrar em encanamentos gastos. A Agência de Proteção Ambiental (EPA, sigla em inglês) disse que casas mais velhas têm mais chances de ter canos com chumbo, mas mesmo os sistemas mais novos podem conter até 8% da substância. Um estudo publicado no The Journal of Environmental Health em 2002 descobriu que água de torneira representa entre 14 a 20% dos casos de exposição a chumbo.
Cientistas enfatizam que o risco é pequeno. Mas para minimizá-lo, afirma a EPA, água fria de torneira deve sempre ser usada para preparar leite em pó , cozinhar e beber. Eles também advertem que ferver a água não retira o chumbo, mas na verdade pode aumentar sua concentração. Mais informação pode ser encontrada no site www.epa.gov/lead (em inglês).
Conclusão: água quente da torneira nunca deve ser usada para cozinhar ou beber.
(Por Anahad O´Connor,
The New York Times, 29/01/2008)