Caminhões-pipa abastecem comunidades atingidas pela estiagem no interior de dois municípios
Dois municípios que já faziam o transporte de água para algumas propriedades rurais onde as fontes superficiais estão secando, iniciaram a semana intensificando o abastecimento. Ontem (28), em Maximiliano de Almeida, na região Nordeste do Estado, mais uma comunidade solicitou auxílio.
Segundo a Secretaria Municipal de Agricultura, foram levados 7 mil litros de água até uma propriedade rural na localidade de Cerro da Rapadura, a 4 quilômetros da sede. O produto foi captado no rio Forquilha, perto da ponte que liga Maximiliano de Almeida a Machadinho. Além disso, continuam sendo transportados 14 mil litros por semana para 40 famílias nas comunidades de Israel e Caçador por meio de caminhão-pipa emprestado pelo 6º Distrito Operacional do Daer, com sede em Passo Fundo. A última chuva boa na região ocorreu no dia 18. A precipitação de 40 milímetros, porém, não foi uniforme em todas as áreas atingidas pela estiagem.
No município de Centenário, foram levados nessa segunda-feira às comunidades mais necessitadas 20 mil litros de água. Há 15 dias, o volume era de 30 mil litros por semana. Segundo o secretário da Agricultura, Genoir Florek, o caminhão-pipa da prefeitura não parou nem no último sábado. As localidades mais necessitadas são Lajeado André, Rio Branco, Barão do Rio Branco, Rio dos Índios, Carlos Serafini e Linha Menegatti. O veículo, com capacidade para 8 mil litros, chega a percorrer 60 quilômetros por dia, segundo o secretário. A água é apanhada em uma fonte na área urbana de Centenário. Florek informou que a secretaria Municipal da Agricultura já se prepara para manter o serviço inclusive durante o feriadão de Carnaval.
Até alguns dias atrás, também as prefeituras de Paim Filho, Viadutos e Marcelino Ramos mantiveram serviço de caminhão-pipa para abastecimento de comunidades rurais afetadas por estiagens localizadas. As precipitações do dia 18 normalizaram a situação, pelo menos nas lavouras, mas se não chover forte nesta semana, o transporte poderá ser retomado.
(Correio do Povo, 29/01/2008)