A partir desta semana, 130 mil cartões de controle ambulatorial para pacientes com suspeita de dengue serão distribuídos na rede municipal de saúde. O cartão será disponibilizado às pessoas que procurarem atendimento médico nos postos de saúde, pronto-atendimentos, hospitais municipais e conveniados. Nesta quarta-feira, 30, às 9h30, o secretário municipal de saúde, Eliseu Santos, fará a entrega do material no Centro de Saúde Bom Jesus (Rua Bom Jesus 410).
No cartão, serão anotados os achados clínicos e laboratoriais do paciente a cada consulta, tornando o atendimento médico mais ágil e efetivo. O cartão também fornecerá informações sobre os sinais de alerta para o agravamento da doença.
A doença - A dengue é uma doença infecciosa transmitida ao homem através da picada do Aedes aegypti, um mosquito escuro com listras brancas que tem por hábito picar durante o dia. Sua reprodução ocorre em qualquer recipiente utilizado para armazenar água, como caixas d"água, tanques, garrafas, latas, vidros, potes, pratos e vasos de plantas ou flores, tanques, cisternas, pneus, panelas, calhas de telhados, bandejas, bacias, drenos de escoamento, canaletas, blocos de cimento, tocos e bambus, buracos de árvores e muitos outros onde a água da chuva é coletada ou armazenada. O inseto somente se infecta e passa a transmitir a dengue ao picar uma pessoa com a doença. Ao ser injetado, o vírus se espalha rapidamente na corrente sangüínea. Existem duas formas da doença: dengue clássica e dengue hemorrágica.
(
Prefeitura de Porto Alegre, 28/01/2008)