Nesta segunda-feira, 28, às 9h, haverá uma reunião ordinária do Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas da Lagoa Mirim e do Canal São Gonçalo na sede do Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental (Nema). O encontro terá discussão de assuntos gerais e uma palestra sobre “Monocultura do Eucalipto: considerações sobre aspectos hídricos”. O palestrante será o professor e veterinário Althen Teixeira Filho, do Instituto de Biologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
O comitê é aberto, portanto as pessoas interessadas podem participar. A diretora do Nema, Carla Crivellaro, disse que essa é a primeira vez que o encontro ocorre fora de Pelotas. “É importante essa itinerância na realização das reuniões para que se possa perceber e conhecer as diferentes realidades dos municípios que compõem essas bacias”, destacou.
O Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas da Lagoa Mirim e do Canal São Gonçalo é comunitário e reúne representantes de instituições da sociedade civil organizada e governamentais, dos municípios de sua área de abrangência – Jaguarão, Arroio Grande, Santa Vitória, Pelotas e Rio Grande. Os comitês são uma política existente no Estado para discussão e elaboração do Plano de Gestão dessas bacias, que consiste nas diretrizes de uso e ocupação racional desse espaço.
Segundo Carla Crivellaro, esse plano é de uma complexidade muito grande, uma vez que os usos, conflitos e soluções precisam ser analisados de maneira integrada. Esse comitê tem um ano de existência . “Estamos começando um trabalho que tem aproximado esses vários segmentos, chamando para a discussão e solução dos problemas”, observou.
(Por Carmem Ziebell,
Jornal Agora, 28/01/2008)