Instalação de equipamentos em posto está inconclusa O mês de janeiro deve terminar sem que os condutores de Santa Maria possam abastecer os carros utilizando Gás Natural Veicular (GNV). Isso porque não foi concluída a instalação de equipamentos no Posto Faixa Nova, da Rede Charrua, que disponibilizará o combustível na cidade.
Há dez dias, técnicos da empresa Neogás estiveram no município e instalaram a unidade modular (HPU) que permitirá a transferência do Gás Natural para os dispensers, através dos quais ocorrerá o abastecimento. No entanto, a instalação dos dispensers ainda não ocorreu e é aguardada para os próximos dias.
O GNV é um combustível mais barato comparado ao álcool, gasolina e diesel. Sua vinda para Santa Maria está sendo viabilizada graças a parceria entre a distribuidora Sulgás, a Neogás e a Rede Charrua. Caberá a Neogás, que tem matriz no Estados Unidos e fábrica em Caxias do Sul, instalar os equipamentos e transportar o Gás Natural até o município, por meio de carretas especialmente adaptadas para isso.
As carretas trarão o gás sob a forma comprimida de estação de compressão situada na Região Metropolitana de Porto Alegre. A logística utilizada permite que cidades sem gasoduto tenham condições de possuir postos de combustíveis oferecendo o GNV.
As tratativas para disponibilizar o serviço no Posto Faixa Nova, situado em Camobi, iniciaram há cerca de um ano e meio. As obras de adaptação no local terminaram em novembro. A expectativa de que o sistema de abastecimento fosse instalado ainda em dezembro não se confirmou, o que está se repetindo em janeiro. Apesar da demora, o proprietário do posto, Roberto Pivetta, está convicto de que agora falta muito pouco o GNV se tornar uma realidade em Santa Maria. “Está bem mais perto do que antes. Ainda pode atrasar um pouco, mas com certeza o Gás Natural chegará em breve na cidade, isso é certo”, garante Pivetta.
(Por Elisa Pereira,
A Razão, 28/01/2008)