Governos e empresários do mundo todo lançaram no sábado (26/01) uma iniciativa global para aumentar a eficiência das cidades nas áreas de energia, saneamento, tratamento de lixo, mobilidade, saúde, planejamento e mudanças climáticas. A aliança foi anunciada durante o Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça.
A iniciativa prevê o intercâmbio de experiências e a exploração conjunta de soluções para as principais questões urbanas. Esse tipo de comunicação já existe entre diferentes redes de cidades – como a Eurocidades e a Mercocidades, que incentivam o fortalecimento das administrações locais na Europa e no Mercosul, respectivamente.
A novidade está na participação do setor privado. Integram a direção da chamada SlimCity Iniciative altos executivos de corporações como a alemã Siemens, a canadense Bombardier, a francesa Suez e as norte-americanas Hertz Global Holding, Fluor e Duke Energy. Pela parte governamental, fazem parte do conselho diretivo os prefeitos de Londres, Milão e São Francisco e os governadores da província de Tóquio e do estado do México (onde está a capital mexicana).
De acordo com a página oficial do Fórum Econômico Mundial na internet, as cidades mereceram atenção especial nos debates deste ano, pois metade da população mundial vive em áreas urbanas e a previsão é de que as cidades concentrem 80% da população mundial em 2050.
(Por Mylena Fiori, Agência Brasil, 26/01/2008)