A importância do que vem dizendo esta semana para a mídia a ministra Dilma Roussef é que o governo agora tem, sim, uma política para as térmicas, ao contrário do que sempre sucedeu no Brasil.
. Avisou a ministra, com certeza a pessoa que Lula e o PT mais ouvem quando o assunto é questão energética: “O sistema elétrico brasileiro é hidrotérmico: 80% hídrico e 20% térmico”. As usinas térmicas vieram para ficar.
. O RS dispõe de 90% das reservas brasileiras de carvão, possui a maior quantidade de usinas térmicas a carvão e a notícia só ajuda o Estado.
. A única grande usina a carvão do RS é a de Candiota, da CGTEE, mas ali mesmo sai Candiota III em aliança com a China. No mesmo site sairão Seival I (Tractebel) e Seival II (MPX). Em Charqueadas, com pouco mais de investimento dos alemães da CCC Machinery, Jacuí I poderá ser concluída.
. No total, são investimentos que passam da casa dos US$ 2 bilhões.
. O carvão é nosso e acaba de se transformar numa moeda de troca de enorme valor na área térmica, porque ao contrário do gás, é abundante e de rapidíssima extração e aproveitamento.
(Políbio Braga, 24/01/2008)