O prefeito de Capixaba, Joais Santos, busca apoio dos deputados acreanos para intercederem junto aos órgãos ambientais. A medida tem como objetivo sensibilizar as autoridades competentes, para que possam liberar a licença ambiental que permite o funcionamento do empreendimento da Usina Álcool Verde, localizada no município de Capixaba (à cerca de 145 quilômetros da capital).
Há meses que a empresa do setor sucroalcooleiro apresentou em uma audiência pública o resultado do "Estudo de Impacto Ambiental - EIA/Rima para as instituições públicas, mas lamentavelmente a Coordenação de Meio Ambiente da Bacia do Rio Acre, ligada ao Ministério Público Estadual - MPE, ainda não concedeu a licença pleiteada. Em entrevista a uma rede de televisão local, a promotora pública Meri Cristina explicou que a autorização ainda não foi concedida, porque estão aguardando o novo laudo sobre o impacto ambiental dos defensivos agrícolas nos leitos dos rios que compõem a Bacia Hidrográfica do Rio Acre.
Diante do impasse, as propriedades de pecuária que estavam sendo mecanizadas para preparar o cultivo da cana-de-açúcar começaram dispensar os operários. A presidente da Associação Comercial de Capixaba, Rosenilce Alves de Souza, em entrevista aos meios de comunicação, argumentou que a reativação da usina e o plantio de cana, reascenderam as esperanças novamente na comunidade. Com isso, os empreendedores de outros estados mostraram interesse em comprar áreas no perímetro urbano, para investir em lojas, restaurantes e oficinas de máquinas pesadas, passaram rever o investimento.
Nos últimos 90 dias, mais de 250 postos de trabalho foram fechados na região do Vale do Médio Acre. Os comerciantes que ampliaram os estabelecimentos comerciais, apontando no aquecimento da economia com a promessa da primeira moagem de cana, contabilizam os prejuízos. Somente 40 trabalhadores do Grupo Farias estão trabalhando no empreendimento agroindustrial, pois os trabalhares dão manutenção às plantações e usina, enquanto técnicos buscam atender as novas exigências dos órgãos ambientais para o plantio da cultura canavieira na região.
(
O Rio Branco, 24/01/2008)