O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, condenou o desmatamento na Amazônia, mas disse duvidar que o aumento da derrubada de árvores na região tenha sido provocado pelo plantio de soja.
— Sou altamente a favor que não se derrube mais nenhuma árvore na Amazônia, mas tenho dúvidas totais se o desmatamento foi para o plantio de soja — disse o ministro, ao chegar ao Ministério da Fazenda.
Ele vai se reunir com o titular da pasta, Guido Mantega, e também com José Múcio Monteiro, das Relações Institucionais, para discutir o endividamento agrícola. Também participam o deputado ruralista Marcos Monte (DEM-MG) e técnicos do governo.
Stephanes salientou que a área de soja no Brasil nesta safra até caiu em relação aos dois anos anteriores. Ele observou, ainda, que na reunião que terá com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, logo mais ao meio-dia, será avaliada a questão do desmatamento para que sejam tomada medidas conjuntas entre as Pastas de Agricultura e Meio Ambiente.
O ministro salientou que a fiscalização do desmatamento cabe ao Ministério do Meio Ambiente, apenas com apoio da Agricultura.
(Diário Catarinense, 24/01/2008)
--