Apenas seis pontos, dos 43 do litoral analisados pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), estão sendo considerados próprios para banho esta semana. O oitavo boletim de balneabilidade foi divulgado na manhã de ontem (24). No último levantamento (em coleta extraordinária), 27 pontos foram desaconselhados para o banho, agora eles somam 37. A análise é válida até a próxima quinta-feira (31), quando o nono boletim será divulgado pelo IAP.
O Instituto atribui o resultado negativo a ligações inadequadas de esgoto. As chuvas que caíram nos últimos dias acabaram arrastando matéria para o mar. "Esse esgoto acaba parando nas valetas, nos rios. Quando chove, a água da chuva traz tudo de uma vez só para o mar", afirma o diretor de Estudos e Padrões Ambientais do IAP, Celso Bittencourt, em entrevista ao Paraná TV.
A solução, segundo ele, implica em dois fatores: saneamento básico (de responsabilidade dos governos federal, estadual e municipal) e conscientização das pessoas. "Os proprietários de residências e de onde tem coleta de esgoto devem fazer a ligação na rede. E, onde não há rede de coleta de esgoto, construir fossas sépticas adequadas, com manutenção também correta", explica Bittencourt.
Locais imprópriosA pior situação continua sendo em Guaratuba, onde apenas um dos 13 pontos analisados é considerado próprio para banho: na Rua Jacarezinho, no balneário Brejatuba. Na Ilha do Mel, em Paranaguá, estão os melhores resultados. O IAP assegura o banho na Praça de Alimentação, na praia de Encantadas (Mar de Fora); 200 metros à direita do morro na praia do Farol (Praia Grande); 190 metros à direita das pedras da Praia do Farol (Praia de Fora); e em frente à trilha do trapiche, na Praia do Farol. O trecho da Rua Principal de Pontal do Sul, em Pontal do Paraná, também é desaconselhado para o banho.
ProcedimentoA avaliação da qualidade da água é feita por amostragem, em pontos específicos dos balneários e praias. Algumas praias têm mais de um ponto de amostragem. Os locais são considerados impróprios para banho se onde há mais de dois mil coliformes fecais por 100 mililitros de água.
Até o dia 25 de fevereiro, o IAP vai divulgar, normalmente às quintas-feiras, os resultados das análises de balneabilidade em 43 pontos monitorados na orla. Os boletins são divulgados no site do IAP e no da Sema, e ainda nas barracas de balneabilidade e por panfletos distribuídos em locais estratégicos. Fazem parte do acompanhamento os pontos de maior fluxo de pessoas.
(
Gazeta do Povo, 25/01/2008)