Começou na tarde desta quinta-feira (24/01) a primeira etapa de formatação do projeto de revitalização da Orla do Guaíba. Durante encontro realizado no Rio de Janeiro, representantes da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o secretário do Planejamento Municipal, José Fortunati, começaram discutir as melhores alternativas para a estruturação do plano.
Também participou da reunião o arquiteto da SPM, Marcelo Allet, que entregou à FVG o Relatório Orla, estudo aprofundado desenvolvido que analisa e aponta soluções para aquela região da cidade. Com base nas informações repassadas, a Fundação iniciará avaliação, buscando o melhor formato para o projeto.
De acordo com o Fortunati, tendo em vista a dimensão e os elevados custos que uma iniciativa dessa natureza produz, certamente o município terá que partir para uma Parceria Público-Privada. “A etapa de formatação é fundamental para que o projeto possa ser concretizado, pois é ela que nos dará a segurança jurídica e operacional para a sua realização”, enfatizou o secretário.
"É a primeira vez que a Orla é pensada de um modo global, buscando unificar as estruturas existentes com os futuros equipamentos ou empreendimentos. Outro fator inédito é a discussão pública que estamos propondo sobre o tema." A partir de fevereiro, serão realizados encontros para apresentar o Relatório Orla aos mais variados segmentos da cidade. Em março, o secretário deverá lançar o Concurso Nacional de Idéias para a Orla de Porto Alegre, sob a coordenação do Instituto dos Arquitetos do Brasil, estimulando a população a refletir sobre o aproveitamento da área.
(Ascom Prefeitura de Porto Alegre, 24/01/2008)