Na noite desta quarta-feira (23/01), no Fórum de Entidades que acompanha a tramitação do projeto do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental (PDDUA) de Porto Alegre, continuaram as discussões do relatório parcial feito pela Sub-Relatoria I – Desenvolvimento Urbano: Estratégias e Modelo Espacial. A atividade foi realizada no Plenário Ana Terra da Câmara Municipal de Porto Alegre e coordenada pela vereadora Neuza Canabarro (PDT). Também estiveram presentes o 2° vice-coordenador do Fórum, Nestor Nadruz, e o 2° Secretário, Paulo Guarnieri, além de representantes de 25 entidades inscritas.
O encontro iniciou com a análise do relatório parcial da Sub-Relatoria I, coordenada pelo vereador João Antônio Dib (PP), e da qual também fazem parte os vereadores Aldacir Oliboni (PT), Carlos Todeschini (PT), Ervino Besson (PDT), José Ismael Heinen (DEM) e João Carlos Nedel (PP). A apresentação foi feita em Power Point para facilitar a exposição dos artigos citados no relatório. Nadruz pouco contestou do trabalho, mas ressaltou o quão importante seria ter um técnico que tivesse elaborado o relatório com o grupo para fazer a explanação. O arquiteto também alertou para que o discurso seja igual à prática.
Como no último encontro do Fórum, o tema mais destacado deste foi a proposta de retorno da área rural. A principal preocupação é de que a área rururbana, como é chamada no Plano atual, se transforme em apenas urbana. Apesar de muitos representantes se mostrarem favoráveis a esse retorno, para outros isso poderia significar um retrocesso, e não um avanço. Na ocasião também foram apresentados um cartaz e um fôlder elaborados pelo Fórum, que explicam a sua atuação e o PDDUA, e que devem começar a ser distribuídos em breve.
Na próxima reunião, que deve acontecer no dia 13 de fevereiro, Neuza confirmou que o Fórum irá receber propostas e emendas das entidades, votar e encerrar esta etapa. "É o momento dos contrapontos, da defesa das propostas, de acrescentar e aprovar", declarou.
(Por Taidje Gut, Ascom CMPA, 24/01/2008)