Efeito do aumento da taxa de lucro média na agricultura na venda produtos específicos valorizados no mercado internacional, como o etanol, os lucros da empresa estadunidense Monsanto estão aumentando aceleradamente. Agricultores do mundo inteiro, principalmente dos Estados Unidos, Argentina e Brasil, estão plantando mais sementes transgênicas. A informação é da revista alemã Der Spiegel.
Segundo a publicação, os rendimentos da Monsanto no primeiro trimestre quase triplicaram, indo de US$ 90 milhões para US$ 256 milhões. A produtora de sementes geneticamente modificadas tem sido uma grande beneficiária do estímulo ao etanol e do aumento dos preços dos alimentos.
Para José Batista de Oliveira, da coordenação nacional do MST, esses números representam o controle, por parte da transnacional, dos agricultores do planeta e da taxa de lucro do comércio internacional. "Os transgênicos não são simplesmente organismos geneticamente modificados, mas produtos criados em laboratórios que colocam a agricultura nas mãos do mundo financeiro e industrial, grupos que lançam mãos de OGMs para controlar as sementes e impor o uso de insumos e venenos que produzem", afirma.
Cerca de 50 empresas transnacionais controlam toda a produção agrícola no mundo. Aqui no Brasil, cerca de 50 empresas controlam quase todo comércio agrícola nacional, sendo 30 transnacionais e 20 brasileiras.
(MST, Adital, 23/01/2008)