A Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social (SJDS) participará ativamente da Conferência Mundial sobre Desenvolvimento das Cidades - Inovação Democrática e Transformação Social para Cidades Inclusivas no Século 21, representando o governo do Estado. Entre 13 e 16 de fevereiro, mais de 300 painelistas, palestrantes e conferencistas de diversos países estarão em Porto Alegre para participar do evento. Abordando temas como inovações democráticas e transformações sociais em andamento, os encontros serão realizados no Campus Central da PUCRS (Av. Ipiranga, 6681).
"Esta conferência é um marco para o Rio Grande do Sul, uma discussão de vanguarda em nível internacional sobre novos modelos de gestão pública e participação da sociedade civil. O governo do Estado apóia e estará presente", afirma o secretário da Justiça e do Desenvolvimento Social, Fernando Schüler.
A conferência tem como objetivo criar um ambiente de reflexão coletiva, com discussões e apresentação de experiências que permitam uma abordagem mais ampla da temática do desenvolvimento de cidades. Os temas estão divididos em quatro eixos: Direito à Cidade, Governança e Democracia em Cidades, Desenvolvimento Local em Cidades e Sustentabilidade, e Cidade-Rede.
Programas gaúchos
A SJDS apresentará painéis ligados a programas desenvolvidos pelo Executivo, com os seguintes temas: Segregação Urbana e Prevenção da Violência, Políticas Emancipatórias para o Desenvolvimento Local, Estratégias de Trabalho em Rede: a experiência da Rede Parceria Social e do incentivo aos endowments no Rio Grande do Sul, Experiência do Programa Gaúcho do Artesanato como Estratégia de Apoio ao Empreeendedorismo Social, e Modernização da Gestão Pública: OSCIPs e Contratualização de Serviços - que terá como um dos painelistas o secretário Schüler.
Voltado a gestores públicos (prefeitos, vereadores e operadores de políticas públicas), acadêmicos e especialistas, lideranças comunitárias e a todos os promotores governamentais, empresariais e sociais de experiências de participação democrática, o evento é focado em territorialidades urbanas, visando à indução do desenvolvimento nas cidades.
Além do governo do Estado e da prefeitura de Porto Alegre, participam da promoção da Conferência das Cidades a prefeitura de Roma (Itália), o Ministério das Cidades e a Confederação Nacional dos Municípios. O evento conta também com apoio da Unesco, Un-Habitat, Undesa, Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento, Gerdau e Copesul. Informações e programação completa podem ser consultadas na secretaria do evento - telefone (51) 3289-
1627 - ou no site www.cmdc2008.com.br.
(Ascom Governo do Estado do RS, 23/01/2008)