Carretas com 158 mil litros de álcool combustível seriam levadas a uma distribuidora na CapitalPoliciais e fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda apreendeu, na madrugada desta quarta-feira, cinco carretas transportando ilegalmente cerca de 158 mil litros de álcool combustível na BR-116 em Mafra, Planalto Norte de Santa Catarina.
Depois de uma denúncia, foram montaram barreiras em pontos estratégicos da divisa entre o Paraná e Santa Catarina. Além dos caminhões, um carro utilizado como batedor para o comboio foi localizado e o motorista preso.
A mercadoria era destinada a uma distribuidora de combustíveis em Florianópolis. A suspeita é que o grupo integre uma quadrilha especializada em crimes tributários e de adulteração de combustíveis atuante no Paraná.
Os motoristas das carretas estão presos no posto de fiscalização às margens da BR-116, em Mafra. Eles apresentaram notas fiscais do combustível transportado, e técnicos da Fazenda investigam a veracidade da documentação. Mesmo assim, para liberar os veículos e a carga terão de pagar multa de R$ 150 mil.
Os postos revendedores, que há algum tempo vêm adquirindo o combustível fornecido pela distribuidora de Florianópolis, serão fiscalizados para verificação da qualidade do combustível e do pagamento dos impostos que incidem sobre o produto.
(
Diário Catarinense, 23/01/2008)