Na última terça-feira (22/01), na sede da Agência Nacional de Águas (ANA), em Brasília, ocorreu a reunião de detalhamento das medidas emergenciais necessárias à implementação da redução temporária da vazão mínima de defluência dos reservatórios de Sobradinho (BA) e Xingó (AL e SE), na bacia do rio São Francisco. O objetivo da redução é preservar o armazenamento de água do reservatório de Sobradinho (BA).
Todas as instituições e estados envolvidos na proposição e implantação de medidas mitigadoras enviaram à Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) a relação das ações a serem adotadas para minimizar os efeitos da redução da vazão de 1,3 mil metros cúbicos por segundo atuais para 1100m³/s a jusante (rio abaixo) de Sobradinho e Xingó.
Quando a ANA receber o comunicado da Chesf confirmando a adoção de todas as medidas mitigadoras necessárias, a Agência autorizará, com a brevidade que a situação requer, a implementação da medida emergencial de redução da vazão.
Na reunião, ficou acordada a redução escalonada da vazão. Primeiro, ocorrerá a diminuição para 1200m³/s e, posteriormente, com um intervalo mínimo de 48 horas, a vazão cairá para 1100m³/s.
No dia 23/01, a ANA enviou técnicos para uma visita ao trecho entre o reservatório de Sobradinho e a foz do Rio São Francisco para verificar a situação da região, com os atuais 1300m³/s. Técnicos dos estados impactados pela redução de vazão (Bahia, Alagoas, Pernambuco e Sergipe) e da Codevasf também participarão do processo de análise da situação no local.
(Ascom ANA, 23/01/2008)