Ficou para o dia 8 de fevereiro a divulgação das empresas vencedoras da licitação para realizar as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Complexo do Alemão, em Manguinhos e na Rocinha.
Em uma reunião na Secretaria de Obras do Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (23/01), a empresa Sanerio Engenharia Ltda e o consórcio constituído pelas empresas Construcap CCPP, Convap e Arvek foram inabilitados por não atenderem exigências técnicas operacionais previstas no edital.
Os representantes dessas empresas vão entrar com recurso. Eles têm um prazo de cinco dias úteis, a partir desta quinta (24/01). O resultado da análise da documentação será apresentado no dia 8 de fevereiro.
Segundo o presidente da Comissão Especial de Licitação e Subsecretário de Obras, Hudson Braga, a previsão é de que as obras tenham início na primeira quinzena de março.
“Nosso cronograma de execução de todas essas obras está rigorosamente no prazo. O prazo de Brasília [governo federal] é ter essas obras contratadas até o dia 29 de fevereiro, para ter início na primeira quinzena de março”, disse.
As obras do PAC, orçadas em R$ 1 bilhão, englobam a construção de unidades habitacionais, rede de esgoto e pavimentação de ruas. Na Rocinha, também será construído um anel viário para integrar a comunidade.
Além das empresas inabilitadas, também participam do processo licitatório o consórcio Novos Tempos, que reúne as empresas Queiroz Galvão, Caenge e Carioca, além do consórcio Rio Melhor das empresas Noberto Oldebrech, OAS e Delta.
(Por Thatiana Amaral, Agência Brasil, 23/01/2008)