Equipe do Serviço de Emergência Ambiental (Seamb) da Fepam está atendendo, em Rio Grande, acidente com o navio de contêineres Monte Sarmiento que causou vazamento de óleo combustível.
O acidente ocorreu na noite de terça-feira (22/01) quando o cargueiro de bandeira alemã se preparava para atracar no Terminal de Containers (Tecon) e bateu com o casco no cais fazendo uma fissura por onde vazou o óleo. Imediatamente o porto de Rio Grande acionou os técnicos do Seamb, o Plano de Auxílio Mútuo (PAM) do município e a Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul. Em aproximadamente uma hora a fissura no casco já estava fechada e o vazamento contido.
Barreiras com bóias absorventes que retém óleo cercaram toda a área em torno do acidente. Por indicação da equipe da Fepam, foram colocadas ainda barreiras de contenção para segurar o óleo que por ventura escapasse da primeira barreira impedindo seu alastramento.
Os técnicos do Serviço de Emergência Ambiental, geólogo José Ricardo Sanberg, e o engenheiro de segurança, Vitor Hugo Rodrigues acompanham os trabalhos de retirada do produto que vazou. Segundo eles, a quantidade de óleo vazada só será conhecida após avaliação feita em conjunto com a tripulação do navio e funcionários do Tecon.
(Imprensa Fepam, 23/01/2008)