Aos 28 dias de janeiro de 1808, na Bahia, Don João assinou a Carta Régia que determinou a abertura dos portos do Brasil para o comércio direto com as demais nações amigas. A atitude inaugurou um período de incremento nas relações internacionais, afirmando a força do país no cenário mundial. O bicentenário da data, bem como os 100 anos dos inicio da construção dos Molhes da Barra em Rio Grande, serão comemoradas nos próximos dias.
Em Porto Alegre será promovido um almoço comemorativo pela Associação Brasileira de Terminais Portuários na segunda-feira (28/01). Já em Rio Grande a celebração ocorrerá em uma sessão solene da Câmara de Vereadores, a partir das 16h do dia 25/01.
O deputado Adilson Troca (PSDB) afirma que o momento é de comemorar o desenvolvimento gerado pelas atividades portuárias para todos os gaúchos e de analisar as necessidades de ampliação e de investimentos em infra-estrutura, como o aprofundamento do calado e expansão dos Molhes. “Estamos no caminho certo e nosso Porto já é uma referência em qualidade. O desafio agora é firmá-lo como Porto do Mercosul”, explica Troca.
Serão destacados também os 100 anos dos Molhes da Barra, que garantem a navegabilidade e a segurança das embarcações que passam pelo Porto de Rio Grande e compõem um dos mais belos e famosos pontos turísticos da Metade Sul do Estado. A obra consumiu 4,5 milhões de toneladas de pedra. O Molhe Oeste, que parte da praia do Cassino, mede 3,2 quilômetros e o Leste, que começa em São José do Norte, se estende por 4,2 quilômetros mar a dentro. Através de um projeto de lei de Adilson Troca, desde 2006 os Molhes compõe o Patrimônio Histórico e Cultural do Estado.
A programação dos 200 anos de abertura dos portos incluirá ainda a realização de dois grandes eventos. No mês de julho, será promovido o Seminário Internacional "O Porto do Rio Grande e o Futuro da Operação Portuária", onde serão abordados assuntos relativos à operação portuária, engenharia portuária e o meio ambiente. Já em novembro, será realizado o Simpósio Internacional "Porto do Rio Grande - história e Cultura Portuária no Bicentenário de Abertura dos Portos". As comemorações culminarão com o lançamento de um livro sobre a história do Porto do Rio Grande, que incluirá a história moderna.
(Por Rodrigo Wenzel, Agência de Notícias AL-RS, 23/01/2008)