A epidemia de gripe aviária detectada na semana passada no estado de Bengala Ocidental, no leste da Índia, se estendeu a dois outros distritos, por isso o número de aves que devem ser sacrificadas - atualmente em 2 milhões - pode aumentar. O ministro de Desenvolvimento de Recursos Animais de Bengala, Anisur Rahman, citado pela agência "PTI", disse que o vírus H5N1, que causa a gripe aviária, foi detectado em aves de granja dos distritos de Hoogly e Cooch Behar.
Com estes novos surtos, sobe para nove o número de distritos atingidos pelo vírus em Bengala, cujas autoridades anunciaram no sábado o sacrifício de 400 mil aves, uma meta que aumentou depois que a epidemia se agravou.
"Estão sendo dados os passos para notificar oficialmente as medidas de ação aos distritos atingidos. O número de aves sacrificadas fixado em 2 milhões pode aumentar", disse Rahman. O Governo indiano pediu às autoridades bengalis que fechem a fronteira com o Nepal e Bangladesh para conter o surto, segundo a agência "Ians".
(Efe, UOL, 23/01/2008)