O objetivo é evitar o desperdício para garantir o abastecimento nos próximos meses. O Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae) lançou nesta terça-feira (22/01) a campanha de uso racional da água no gabinete do prefeito Ary Vanazzi (PT). Com o slogan Cuide da água agora, evite contar gotas depois, a campanha integra o programa Verão Saudável, que prevê ações integradas entre várias secretarias como a prevenção da dengue. O Semae integra o programa com a campanha do uso racional e a limpeza de caixas de água das escolas municipais. Durante a campanha serão distribuídos 80 mil folhetos informativos em escolas, empresas, unidades militares e na comunidade em geral.
Conforme o diretor do Semae, Luiz Antônio Castro, a campanha do uso racional da água visa conscientizar a população sobre a importância de não desperdiçar o recurso. "Não queremos reduzir apenas o consumo, mas também preservar o Rio dos Sinos", observa o diretor. Segundo ele, medidas simples como fechar a torneira enquanto se escova os dentes e lavar carros com balde ao invés de mangueiras contribuem para que não ocorra o desperdício. "Queremos desenvolver uma campanha rica no sentido de educar a população sobre o uso racional da água."
Esta é a terceira campanha do Semae na atual gestão e o diretor da autarquia lembra que a previsão é de uma forte estiagem entre a segunda quinzena de fevereiro e a primeira quinzena de março. "Caso o baixo índice de chuva venha a se confirmar podemos ter o zoneamento no abastecimento de água", alerta. “O Semae irá fiscalizar ações e, se necessário, irá notificar e mostrar a importância de racionalizar.’’ Castro lembra que com o uso racional da água, além de se preservar o Rio dos Sinos, se garante o abastecimento e ainda há economia tanto para o Semae quanto na redução no valor da conta.
O prefeito Ary Vanazzi observou que nos primeiros três anos de seu governo foram realizadas campanhas pontuais. "Neste ano criamos o programa Verão Saudável, que vai até o final de março com várias campanhas articuladas entre as secretarias. Dentro da campanha da água é preciso haver a conscientização para evitar o desperdício." Além da distribuição de 80 mil folhetos, haverá a veiculação da campanha em jornais, revistas e rádios, ônibus e paradas. Cartazes e um carro de som também irão divulgar a ação.
Dicas do Semae para evitar o desperdício de água
Feche a torneira enquanto escova os dentes e lava a louça
Lave carros e calçadas com balde ao invés de mangueira
Evite trocar seguidamente toda a água de piscinas plásticas
Use máquina de lavar roupa com capacidade máxima
Evite banhos demorados
Feche bem as torneiras
Detecte e corrija vazamentos
(
Jornal VS, 22/01/2008)