Obra no bairro Rio dos Sinos inclui instalação de 3 mil metros de tubulação.
São Leopoldo - O prefeito Ary Vanazzi (PT) visitou nesta terça as obras de macrodrenagem da Galeria Pluvial 7 de abril, no cruzamento com a Avenida Caxias do Sul no bairro Rio dos Sinos. A obra foi iniciada em setembro do ano passado e deve ser concluída até o final de março. O custo é de aproximadamente R$ 4 milhões, sendo que 20% deste valor é proveniente da Prefeitura e o restante é do BNDES. Com a conclusão da obra haverá uma maior capacidade de escoamento de água pluvial o que deverá acabar com os alagamentos. A comunidade elegeu o serviço como prioridade no Orçamento Participativo (OP).
O trajeto de 3 mil metros de tubulação inclui as ruas 7 de Abril, Alcides Maia, Adão Hoeffel, Albino Kampf, Adão Hoeffel, Portão e Demétrio Ribeiro. Conforme o diretor do Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae), Luiz Antônio Castro - que também visitou a obra ao lado do presidente da Câmara, Nestor Schwertner -, a rede fará todo o escoamento da parte leste da Avenida Caxias do Sul. Da extensão de 3 mil metros, mil metros passam a contar com bitola de 1.500 milímetros e 2 metros contarão com tubos de mil milímetros, aumentando a capacidade de vazão em mais de cinco vezes, já que a tubulação antiga era de 200 milímetros.
O prefeito assinou a ordem de serviço em agosto do ano passado. Conforme o engenheiro responsável, Luís Viana, cerca de 60% da obra já foi executada. Aproximadamente 20 funcionários atuam no local. Proprietário de uma mercearia, Antenor Agostini, 51 anos, lamenta a ausência de clientes em virtude do fechamento da avenida quase em frente ao seu estabelecimento. "Estou sem clientes há 30 dias, mas é um obra que no futuro irá beneficiar todos os moradores do nosso bairro", opina.
(Jornal VS, 22/1/2008)