A Câmara de Vereadores de Rio Grande realiza sexta-feira (25/01), às 16h, sessão solene em comemoração aos 200 anos de abertura dos portos brasileiros e cem anos do início da construção dos Molhes da Barra do Rio Grande. A sessão antecede a um evento marcado para Porto Alegre, com o mesmo objetivo, na segunda-feira.
A definição ocorreu durante vinda a Rio Grande do presidente da Associação Brasileira dos Terminais Privados (ABTP), Wilen Mantelli. O presidente do Legislativo, Charles Saraiva (PMDB), explicou a Mantelli que Rio Grande deveria realizar primeiro o evento, por sediar o maior porto do Sul do Brasil e ter os molhes da Barra. "Esses argumentos foram convincentes para o presidente da ABTP", afirma Charles.
Manteli informa que na capital gaúcha o encontro tem como objetivo reunir autoridades federais, estaduais e empresários para iniciar discussões que apontem soluções para a melhoria da logística do Rio Grande do Sul. "O Estado possui um amplo sistema hidroviário que pode ser mais bem utilizado, pois esse modal tem menor custo e impacto ambiental", sustenta. "É necessário revermos o papel do sistema hidroviário, pois poderá ser o grande alavancador do desenvolvimento do Estado, juntamente com o porto." A Câmara de Vereadores está preparando convites para pessoas ligadas ao setor portuário, além de autoridades municipais e estaduais. A Superintendência do Porto (SUPRG) também tem uma programação para comemorar o evento. (LEB)
(Diário Popular, 23/01/2008)