Depois de Bagé, chegou a vez da prefeitura de São Lourenço do Sul firmar convênio para realizar a coleta de pneus já sem utilidade nos veículos. De acordo com a secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Lourdes Schneid, um ecoponto será instalado no Distrito Industrial, onde ficará armazenado, de forma correta, o material imprestável até que a Reciclanip (entidade responsável) faça o recolhimento e dê a destinação adequada ao material imprestável.
A Reciclanip surgiu a partir do Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis, criado em 1999 pela Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip). Desde a implantação do programa, cerca de 700 mil toneladas de pneus inutilizados já foram retiradas da natureza pelos fabricantes. Esse volume, correspondente a 140 milhões de pneus de passeio, é resultado da intensificação dos convênios entre a indústria e as prefeituras para a criação de novos centros conveniados e, com isso, ampliar a coleta em todo o País.
Horários
Em reunião realizada, na última semana, entre as Secretarias de Obras e Urbanismo (SMOU), Planejamento e Meio Ambiente (Seplama) e Saúde e Bem-Estar Social (SMSBES), foi apresentado aos proprietários de borracharias e oficinas o Programa Municipal de Coleta e Destinação de Pneus. Os interessados em participar devem ficar atentos aos horários determinados pela prefeitura para coleta dos pneus: das 7h às 11h30min e das 13h30min às 17h50min, em datas determinadas para todo o ano, sempre durante três dias corridos no início de cada mês.
(Por Taline Schneider, Diário Popular, 23/01/2008)