Mutirão de limpeza tira toneladas de lixo do Rio Gravataí
mutirões de limpeza
rio gravataí
2008-01-23
Anualmente, a Prefeitura de Gravataí promove mutirão de limpeza do Rio Gravataí. Nesta quarta-feira (23/01), às 11h, nas margens do Rio, em frente à Sociedade Caça e Pesca (rua Guilherme Ventura, bairro Parque dos Anjos), ocorre ato para marcar a ação de recolhimento de toneladas lixo que acontece neste mês.
Com a presença do prefeito de Gravataí, Sérgio Stasinski, a limpeza já conta com o apoio do município de Alvorada, e as outras sete cidades banhadas pelo manancial também foram convidadas a participar. Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMMA), Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSU), entidades e comunidades se reúnem na atividade.
Dez toneladas
Em 2007, foram recolhidas cerca de dez toneladas de lixo do leito e entorno do rio em um trecho que abrangeu 20 quilômetros. Desta vez, a quantidade não deverá se repetir. Segundo o diretor-presidente substituto da FMMA, Maurício Colombo, a cada ano diminui o material despejado no rio. “Isso mostra que o processo de conscientização das pessoas sobre o tema está funcionando. Além disso, a limpeza constante evita o acúmulo de lixo”, diz.
Conforme ele, a educação é o objetivo primordial do mutirão. “Esse trabalho visa a questão educacional e adquiriu o entendimento por parte de empresas e poderes públicos”, frisa. Colombo relata que entre os detritos encontrados no rio nos últimos anos estavam pneus, garrafas pet, sacos plásticos, isopores e até mesmo um sofá.
Cooperação
A limpeza de 2008 iniciou há duas semanas e se estende até o dia 31 de janeiro. “A luta pela preservação do rio vem de longa data e ainda temos muito a percorrer. Por isso, esperamos contar com a ajuda de outras cidades banhadas pelo Gravataí”, completa Colombo.
Além da questão ambiental, a limpeza ainda favorece a procissão fluvial que integra a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes de Gravataí. A celebração deste ano acontecerá no dia 3 de fevereiro, no Passo das Canoas.
(Prefeitura Municipal de Gravatai, Texto recebido por E-mail, 22/01/2008)