Entidade indiciada por invadir viveiro recebe verba pública
O repasse de verbas públicas para uma organização indiciada por participar da invasão e da destruição do viveiro de mudas da Aracruz Celulose, em 2006, deixou indignada a entidade dos produtores rurais.
O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) destinou R$ 492 mil à Associação das Mulheres Camponesas, de Passo Fundo.
A organização tem integrantes indiciadas pela participação na invasão e na destruição do viveiro de mudas da Aracruz, em Barra do Ribeiro. A liberação da verba foi anunciada no Diário Oficial da União de 31 de dezembro de 2007. O vice-presidente da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Gedeão Pereira, ficou indignado com a ação do ministério.
- Lamentavelmente, essas pessoas, capitaneadas pelo MST, dominam o Incra e o MDA. Essa é uma forma de o governo federal distribuir dinheiro público irresponsavelmente para movimentos que se dizem sociais, que invadem e agridem quem trabalha.
Segundo a assessoria do ministério, que emitiu uma nota para se manifestar sobre o caso, o convênio foi assinado para "divulgar práticas de manejo sustentável e agroecológico entre o maior número de agricultores familiares e assentados da reforma agrária no país". O dinheiro serviria para produzir e distribuir material gráfico e audiovisual sobre as práticas.
A invasão do viveiro da Aracruz Celulose ocorreu em março de 2006 e causou um prejuízo de R$ 6,7 milhões à empresa. Centenas de pessoas - a maioria mulheres - destruíram 50 mil mudas de árvores nativas e 1 milhão de mudas de eucaliptos.
Algumas semanas depois, a polícia encontrou na sede da Associação das Mulheres Camponesas capuzes semelhantes aos usados na ação na Aracruz. Na época, 37 pessoas foram indiciadas pela polícia.
Consultada por Zero Hora, a Aracruz Celulose não quis se manifestar sobre o assunto. A reportagem foi à sede da Associação das Mulheres Camponesas, no centro de Passo Fundo, por duas vezes na tarde de ontem, mas não encontrou ninguém.
(Por Leandro Belles, Zero Hora, 23/01/2008)