Em visita ao presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, afirmou que foi aberta uma linha de crédito no Orçamento para viabilizar a continuidade do fornecimento de água por carros-pipa em regiões castigadas pela seca no sertão nordestino, especialmente nos estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba.
De acordo com o senador Efraim Moraes (DEM-PB), que participou do encontro, a destinação de recursos para a manutenção desse fornecimento foi suspensa no final do ano passado, o que agravou ainda mais a situação na região. Só na Paraíba, 130 municípios se encontram em situação de emergência devido à falta de água.
O ministro Geddel Vieira, no entanto, disse que tais problemas só serão de fato solucionados quando estiverem concluídas as obras de interligação das bacias do São Francisco.As obras foram iniciadas na primeira semana de janeiro.
- A transposição anda bem, de vento em polpa. E cuidamos com a mesma intensidade do projeto de revitalização do São Francisco. Sessenta e cinco municípios já estão com obras iniciadas na área de esgotamento sanitário - afirmou o ministro.
(Por Raíssa Abreu, Agência Senado, 22/01/2008)