As autoridades chinesas pretendem reduzir em 5% os níveis de poluição do ar e da água de suas cidades em relação aos dados divulgados há três anos, em mais um passo para cumprir o objetivo de garantir que os Jogos Olímpicos sejam "verdes", informou hoje a agência oficial "Xinhua".
Segundo o diretor da Administração Estatal de Proteção Meio Ambiental, Zhou Shengxian, este propósito implica em reduzir em 2,3 milhões de toneladas as emissões de dióxido de enxofre (SO2) e em 1,3 milhão de toneladas as de Demanda Química de Oxigênio (DQO) em 2008.
Estas reduções representariam uma queda de 6% e 5% das emissões, respectivamente, com relação às registradas em 2005, apontou Zhou. O funcionário afirmou que para atingir estes objetivos a China aumentará a capacidade diária de suas usinas de tratamento de águas residuais urbanas em 12 toneladas, uma medida que permitirá reduzir em 600.000 toneladas as emissões de DQO.
O gigante asiático também pedirá que o setor industrial reforce suas próprias capacidades de tratamento deste tipo de água para poder diminuir em 200.000 toneladas por ano as emissões de DQO, ressaltou. "Mesmo com tudo isso, a luta da China contra a poluição está longe de acabar", sentenciou Zhou.
(Efe, 23/01/2008)