A governadora do Estado, Yeda Crusius, o secretário de Infra-estrutura, Daniel Andrade, e o presidente do Grupo CEEE, Delson Luiz Martini, inauguram, nesta quarta-feira (23/01), a subestação Garibaldi, responsável pelo abastecimento de energia elétrica às cidades de Garibaldi, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa e, também, à subestação da fábrica da Tramontina.
O investimento de R$ 9,9 milhões foi realizado pela Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica (CEEE-GT) e integram o Plano de Investimentos do Grupo CEEE, que inclui melhorias na infra-estrutura energética em todas as regiões do Estado. O evento, que vai reunir autoridades e a comunidade da serra, ocorre às 15 horas, na sede da Câmara de Vereadores de Garibaldi, localizada na Travessa 31 de Outubro, 59, no centro da cidade.
Abastecimento
A subestação Garibaldi está operando desde 6 de janeiro, com mais um transformador de 83 MW (megawatts), o que proporcionou a duplicação da capacidade da unidade, que agora é de 166 MW, beneficiando aproximadamente 500 mil pessoas.
A outra etapa da obra, com previsão de término em abril, trata da adequação do Setor de 230 kV (Quilovolts) da unidade de energia, de forma a possibilitar a conexão dessa subestação com a de Monte Claro, que pertence ao complexo de Usinas da Companhia Energética Rio das Antas (Ceran). Desta forma, além de star duplicar a capacidade de atendimento da subestação de Garibaldi, com a implantação da futura Linha de Transmissão de 230 kV interligando as subestações Monte Claro e Garibaldi, o empreendimento trará maior confiabilidade ao suprimento da demanda de carga da região.
Qualidade
Segundo o presidente Delson Martini, esse investimento “permite maior qualidade e confiabilidade no fornecimento de energia, principalmente para o atendimento do consumo durante o verão", disse. Lembrou que, no dia 10 de janeiro, o Centro de Operações do Sistema da empresa registrou a demanda máxima instantânea de 4.823 megawatts.
“Estamos atuando, em conjunto com o Governo do Estado, em importantes projetos nas regiões do litoral, central, sul e metropolitana, a fim de que não haja desabastecimento. Hoje, a nossa capacidade instalada atual é de 5.500 MW”, acrescentou.
O prefeito de Garibaldi, Antônio Cettolin, considera os investimentos do Grupo CEEE fundamentais para o crescimento ordenado da cidade, onde a indústria representa 70% da economia. O prefeito lembrou que o fornecimento de energia elétrica é indispensável para o município que terá, nos próximos anos, uma expansão industrial de 450 hectares, conforme Lei Municipal.
Geração de energia
A serra gaúcha é, hoje, um importante pólo de geração de energia do Estado. A região abriga o Complexo Energético Rio das Antas (CERAN), onde o Grupo CEEE detém 30% do empreendimento, composto por três usinas hidrelétricas, que são a Monte Claro, com 130 Megawatts, em operação desde 2006; a Usina Castro Alves, também com 130 MW e com início de operação prevista para este semestre; e a a Usina 14 de Julho, com 100 MW, que deverá estar em funcionamento em fevereiro de 2009.
(Ascom Governo do Estado do RS, 22/01/2008)