Quatro leilões de energia nova totalizando 9,9 mil megawatts de potência; 1,9 mil quilômetros de linhas de transmissão, 14 novas usinas de biodiesel e modernização de oito refinarias de petróleo estão entre os principais resultados do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na área de infra-estrutura energética em 2007.
No balanço do primeiro ano do programa, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff anunciou que 83% das ações na área de energia estão com andamento adequado , 12% merecem atenção especial e 5% estão em situação preocupante.
Segundo a ministra, o principal destaque no setor energético é a construção das duas usinas hidrelétricas no Rio Madeira em Rondônia: Santo Antônio e Jirau.
A usina de Santo Antônio vai produzir 3,1 mil megawatts e deve estar pronta no final de 2012. O leilão foi realizado em dezembro do ano passado. O leilão para a usina de Jirau, que vai produzir 3,3 mil megawatts deve ser realizado em 2009.
Para este ano o PAC na área de infra-estrutura energética prevê quatro leilões de energia com estimativa de geração de 7 mil megawatts. Também, estão previstos o início de obras de seis hidrelétricas, 20 usinas térmicas e cinco pequenas centrais hidrelétricas.
Além disso está programado o inicio das operações do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro e da Petroquímica Suape, em Pernambuco.
(Por Sabrina Craide, Agência Brasil, 22/01/2008)