Ao apresentar o balanço de um ano do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na área de infra-estrutura social e urbana, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, informou que 12 estados irão concluir a universalização do acesso à energia elétrica por meio do Programa Luz para Todos em 2008.
Segundo Dilma, cinco estados da Região Norte e o Piauí apresentam os maiores problemas para aumentar a cobertura.
Os estados em que as concessionárias já firmaram o compromisso de concluir a universalização este ano são Goiás, Mato Grosso do Sul, Sergipe, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Amazonas, Amapá, Rondônia, Roraima e Tocantins, além do Piauí, são as unidades federativas com mais dificuldades para ampliar o acesso à energia elétrica. A demanda total nos seis estados é de 150.336 ligações elétricas, sendo que 50 mil são só no Piauí.
De acordo com Dilma Rousseff, em oito estados a universalização não será concluída este ano porque será preciso fazer mais 1,2 milhão de ligações: Mato Grosso, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pará e Acre.
Ao fazer o balanço, a ministra admitiu que o Programa Luz para Todos tem alguns problemas, mas avaliou que, em geral, os resultados têm sido positivos. De acordo com levantamento do governo, 7,2 milhões de pessoas foram atendidas pelo programa até 2007.
(Por Carolina Pimentel, Agência Brasil, 22/01/2008)