Angola deverá ser a primeira nação africana a assinar um termo de cooperação técnica com a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). Os primeiros passos para esse objetivo foram dados na última semana, quando o ministro do Urbanismo e Ambiente daquele país, Diekumpuna Sita N´sadisi José, foi recebido, em duas ocasiões, pelo presidente da Companhia, Fernando Rei.
Terça-feira (15/01), o ministro angolano visitou laboratórios da sede da Cetesb em São Paulo e, na quinta (18/01), discutiu as linhas básicas para a elaboração de minuta de um Memorando de Entendimento, pelo qual a CETESB oferece sua experiência na capacitação e na transferência de tecnologia voltada à gestão da qualidade ambiental.
A intenção do ministério angolano é, a partir da experiência da agência ambiental de São Paulo, criar um Centro de Tecnologia Ambiental, em Luanda. Para Fernando Rei, esta é uma oportunidade de inserção de um país da África na agenda de cooperação internacional da Companhia.
(Ascom Cetesb, 21/01/2008)