A necessidade de se recuperar o arroio Barnabé, um dos importantes mananciais que abastecem o Rio Gravataí, foi o principal argumento do grupo de servidores da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMMA), no contato com centenas de moradores que participaram da Ação Comunitária Barnabé, integrando o Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, realizada no último sábado (19), pela Prefeitura de Gravataí.
Diversos serviços foram prestados à comunidade e na Tenda Ecológica as pessoas obtiveram informações sobre a campanha educativa "Viva o Rio Gravataí: Água, sabendo usar, não vai faltar". Promovida pela Prefeitura desde 2006, a campanha estimula as pessoas a refletirem sobre a necessidade de se cuidar mais dos recursos hídricos, em especial do Rio Gravataí.
Reconhecimento
Ao longo da conversa, junto com a apresentação de um folder educativo, os próprios moradores deram exemplos de como se pode usar a água de modo racional. Além disso, muitos reconhecem que o Barnabé, antes de atingir a zona urbana da cidade, apresenta uma água de boa qualidade, o que não é o caso na região, onde muitas famílias, décadas atrás, ergueram suas habitações sem uma orientação para preservarem o arroio. A partir do projeto elaborado pela Prefeitura de Gravataí, todo o entorno do Barnabé será revitalizado e, diretamente, 496 famílias serão beneficiadas.
(Ascom/Gravataí, 21/01/2008)