A sintonia entre entidades definirá os roteiros do turismo rural no Rio Grande do Sul, informou, nesta segunda-feira (21/01), o engenheiro-agrônomo Flávio Calcanhotto, coordenador estadual de Turismo Rural da Emater/RS-Ascar. O assunto foi tratado durante a segunda reunião com os demais integrantes do grupo que definirá o Plano Estratégico de Turismo Rural 2007/2010. Participam da iniciativa as secretarias de Agricultura, Pecuária e Agronegócio e de Turismo, Esporte e Lazer, além de Senar-RS, Senac-RS, Sebrae-RS
e Fetag-RS.
Calcanhotto ressaltou o fato de todas as instituições continuarem desenvolvendo seus projetos, mas agora de forma mais integrada. “Vamos traçar o avanço que se quer para o turismo rural no Rio Grande do Sul”, afirmou.
Será feita uma radiografia da atividade em dez regiões turísticas e em 24 microrregiões. O plano de ações prevê uma pesquisa, até novembro, sobre o perfil do turista que percorre o Estado. Será feito também um levantamento de dados sobre os produtos turísticos abrangidos pela Emater/RS-Ascar, instituição que, somente em 2007, foi responsável pela organização de serviços do setor para 1.376 famílias, em 40 comunidades do interior dos municípios.
Em 2008, o grupo gestor empreenderá prioridades que vão envolver hospedaria, fazenda-hospedaria, casa de colônia e casa de fazenda, além de propriedades que se dedicam especificamente ao turismo rural. O plano estratégico inclui ainda a formação de preços e custos em hotelaria, atendimento aos turistas e ensino de empreendedorismo aos
proprietários de pousadas e hotéis.
O encontro desta segunda-feira na sede da Emater/RS-Ascar contou com a presença das coordenadoras do Programa de Turismo Rural da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer, Gladis Terezinha Garcia e Maria Alzira Triches, do coordenador estadual do Programa de Agroindústrias da Seapa, Paulo Fabres, do coordenador de turismo do Sebrae-RS, Cássio Barcellos Fankembach, da primeira-secretária da Fetag-RS, Josiane Cristina Einloft, e da consultora Karin Goidanich.
(Ascom Governo do Estado do RS, 21/01/2008)