Estado teve 368 casos da doença em 2007, sendo 262 adquiridos no território gaúcho
O diretor do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, Francisco Paz, afirmou nesta segunda-feira (21) que o risco de o Rio Grande do Sul sofrer com uma epidemia de dengue é grande. Somente no ano passado, o Estado teve 368 casos confirmados da doença, sendo 262 adquiridos dentro do RS e outros 106 trazidos de fora do território gaúcho. Integrantes da secretaria estiveram reunidos hoje com representantes dos 61 municípios gaúchos que possuem infestação do mosquito Aedes aegypti.
Entre as ações previstas para 2008 está o aumento do número de unidades capacitadas para o controle da doença. Além disso, a secretaria pretende ampliar as visitas das equipes nas residências e estimular a criação dos ecopontos: locais para recolhimento de pneus usados.
Atualmente, as cidades com infestação de mosquito possuem um profissional capacitado para cada mil imóveis. Também serão desenvolvidas oficinas para incentivar o combate a doença nos países que fazem fronteira com o Estado.
Paz ressaltou que o forte calor, aliado à chuva, aumenta o problema. Paz afirmou que, como o RS teve muitos casos confirmados de dengue no ano passado, a tendência é de que a doença aumente já em 2008.
Por mês, são investidos no Estado R$ 1 milhão para prevenir e combater a doença com verbas federais, estaduais e municipais. Em 2008, há um caso confirmado de dengue no RS. A confirmação ocorreu na Capital. No entanto, a pessoa contaminada contraiu a doença no Rio de Janeiro.
(Rádio Gaúcha, 21/01/2008)