A partir dessa segunda-feira (21/01), os interessados em participar da 5ª. edição da Mostra Nacionl de Vídeo Ambiental do Caparaó (MoVA Caparaó) já podem se inscrever. O evento será realizado entre os dias 15 e 19 de julho, em Muniz Freire, na região do entorno capixaba do Parque Nacional do Caparaó. As inscrições vão até 21 de março.
O evento tem o objetivo de divulgar, exibir e premiar obras audiovisuais de curta ou média metragem, de até 40 minutos, com temática ambiental. Os vídeos podem ser de ficção ou documentais e devem ter sido produzidos dentro do território nacional.
Podem se inscrever na MoVa produtores e realizadores de vídeos ambientais produzidos nos formatos Betacam, DV, MiniDV ou DVD, realizados a partir de julho de 2007.
Para participar os interessados devem preencher o formulário disponível no site http://www.secult.es.gov.br e enviar para o endereço: Rua General Osório, 83, Ed. Portugal, 16º andar - Centro Vitória - ES - 29020-000.
A ficha de inscrição deve ser assinada pelo produtor ou realizador e enviada à organização da mostra, acompanhada da cópia da obra audiovisual para seleção (em DVD) e foto da obra, em alta resolução, com pequeno currículo dos realizadores, para divulgação.
Com a mostra, a expectativa é ampliar o debate ambiental na região do Caparaó. O evento, que é itinerante, envolve os 11 municípios da região capixaba do entorno do Parque Nacional do Caparaó. São eles: Alegre, Divino São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibativa, Ibitirama, Irupi, Iúna, Jerônimo Monteiro, Muniz Freire e São José do Calçado.
Além dos vídeos, várias atividades paralelas como shows de música, teatro, circo, festejos populares, oficinas sócio-culturais, desfile local de charretes, homenagens, palestras e passeios ecológicos monitorados por técnicos ambientais fazem parte da programação.
No ano passado, a mostra foi realizada na localidade de Patrimônio da Penha, distritio de Divino de São Lorenço.
(Por Flávia Bernardes, Século Diário, 22/01/2008)