A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e a Sanepar ganharam novos aliados na luta pela preservação do Litoral paranaense: as crianças e os surfistas. Desde sábado (19), o Governo leva às ruas a campanha “A Onda Agora é Preservar”, estrelada pelo único tri-campeão brasileiro de surfe, Peterson Rosa, e pela bodyboarder Maria Alice Sabóia Baggio. Eles vão auxiliar na conscientização de crianças e jovens sobre a importância de garantir os recursos naturais para as futuras gerações.
“É uma campanha inédita e reúne mais de 20 entidades públicas e privadas com o único propósito de mostrar aos jovens como a contribuição de cada um deles é importante para garantir a preservação do nosso Litoral”, disse o secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues. Segundo ele, com o apoio de instituições de ensino do Litoral, a campanha será promovida durante todo o ano, priorizando crianças e jovens.
Rasca explicou que a campanha enfatizará o volume crescente de animais marinhos mortos devido ao lixo e a poluição. Para este trabalho, a campanha terá com o apoio do Instituto de Pesquisa Cananéia, que atua no monitoramento de tartarugas, golfinhos e animais marinhos.
Aquecimento ecológico, gincanas para coletar lixo e palestras sobre o meio ambiente serão promovidas todos os dias nas escolinhas de surf e bodyboard e nas competições organizadas pela Federação Paranaense de Bodyboard. Paralelamente, estarão acontecendo oficinas de arte, pintura, pigmentação e construção de instrumentos musicais com materiais recicláveis, peças teatrais e atividades de conscientização ecológica nos balneários de Ipanema, Caiobá, Matinhos, Pontal do Sul e Guaratuba.
Uma das estrelas da campanha, a bodyboarder Maria Alice Sabóia, que fica em média três horas por dia na água, contou que se propôs a auxiliar o Governo neste trabalho após ver a divulgação e sinalização dos locais próprios e impróprios para banho. “Viajo muito participando de campeonatos e hoje vejo o quanto é importante esta sinalização, tanto para os banhistas quanto para os veranistas. Os surfistas têm a prancha que protege um pouco a entrada de água contaminada em nosso corpo pelos olhos, nariz, boca e ouvidos, provocando doenças. Já os banhistas precisam dessa sinalização para evitar o risco de contrair alergias, conjuntivite e outros problemas à sua saúde”, disse.
O tricampeão brasileiro de surfe, Peterson Rosa, disse que sempre se preocupou com o futuro das crianças e da praia de Matinhos, onde foi criado e começou a surfar. “O surfe é qualidade de vida, mas ninguém gosta de surfar em praia poluída e cheia de lixo. Os cidadãos não podem continuar fechando os olhos para a responsabilidade que todos temos de preservar o que resta. As crianças têm um papel fundamental nesta missão. Fico muito feliz por contribuir com a minha imagem”, afirmou.
O presidente da Sanepar, Stênio Jacob, comemorou o apoio dos atletas. “É mais um segmento da população nos ajudando neste trabalho de despoluição das praias”, disse.
Entre os órgãos envolvidos na campanha estão: Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Superintendência de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (Suderhsa) programas : Nossa Praia é Limpeza e Cinema e Teatro na Areia, Sanepar, Copel, Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde, Universidade Federal do Litoral (UFPR Litoral), Paraná Esporte, Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (Fafipar), Secretaria de Estado da Educação, Secretaria de Estado do Turismo, Federação Paranaense de Bodyboarding , Associação de Surfe de Guaratuba.
(Envolverde/Agência Estadual de Notícias, Governo do Paraná, 20/01/2008)