O diretor-geral adjunto de Ciências Sociais e Humanas da Unesco, Pierre Sané, participará da abertura da Conferência Mundial sobre Desenvolvimento de Cidades, em 13 de fevereiro, e será um dos palestrantes da primeira mesa, às 9h, quando serão discutidas as Políticas Locais sobre Direitos e Responsabilidades dos Cidadãos.
Ex-secretário-geral da Anistia Internacional (de 1992 a 2001), Pierre Sané tornou-se mundialmente conhecido por seu compromisso com a defesa dos direitos humanos. Cientista político e graduado em administração e políticas públicas, é responsável por programas que buscam ações cooperativas internacionais, entre os quais, a investigação da pobreza como uma violação dos direitos humanos.
A Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento de Cidades - Inovação Democrática e Transformação Social para Cidades Inclusivas no Século 21, acontece de 13 a 16 de fevereiro no Centro de Eventos da PUC-RS. O evento, promovido pela Prefeitura de Porto Alegre, Ministério das Cidades, Prefeitura de Roma (Itália), Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Confederação Nacional de Municípios do Brasil, acontece com o patrocínio das três principais agências da Organização das Nações Unidas – Unesco, UN-Habitat e Undesa – e mais de 30 instituições nacionais e internacionais.
A Conferência é voltada a gestores públicos (prefeitos, vereadores e operadores de políticas públicas), acadêmicos e especialistas, lideranças comunitárias e a todos os promotores governamentais, empresariais e sociais de experiências de participação democrática focalizadas em territorialidades urbanas e voltadas para a indução do desenvolvimento nas cidades.
Papel das Cidades
Para o Representante da Unesco no Brasil, Vincent Defourny, a Conferência Mundial de Cidades será uma oportunidade única de se discutir, junto a especialistas de vários países, como é a cidade que queremos, “e como é a cidade necessária para este novo milênio, uma cidade que tenha espaços para as pessoas exercerem plenamente seus direitos de cidadania e participação”, explica Defourny.
Temas Centrais
Ao todo serão abordados quatro temas centrais: Direito à Cidade; Governança e Democracia em Cidades; Desenvolvimento Local em Cidades; e Sustentabilidade e Cidade-Rede. O evento tem como objetivo principal discutir sobre a diversidade de iniciativas de inovação democrática e transformação social surgidas nos últimos anos, criando um ambiente de reflexão coletiva, de discussão e apresentação de experiências, que permita uma abordagem da temática do desenvolvimento de cidades de modo mais sistêmico.
No primeiro dia do evento será abordado o tema “Direito à Cidade: Políticas Locais sobre Direitos e Responsabilidades dos Cidadãos”, gerando oficinas que contarão com a participação de dois especialistas da Unesco no Brasil: Marlova Jovchelovitch Noleto, coordenadora de Ciências Humanas e Sociais, discutindo sobre “Transformação Social: o Desafio da Construção de Políticas Locais”, das 11h às 13h, na Oficina 7; e Célio da Cunha, assessor especial da Representação, no debate a respeito das “Cidades Educadoras: Desafios de Invenção e de Criação”, das 11h às 13h, na Oficina 8.
No dia 16 de fevereiro, o Painel 34 discutirá “Política Cultural” e terá a participação de Jurema Machado, coordenadora de Cultura da Unesco no Brasil. A coordenadora do Escritório da Uunesco no Rio Grande do Sul, Alessandra Schneider, contribuirá para a discussão do tema “Sustentabilidade e Cidade-Rede” com a palestra “As Redes de Proteção Social de Crianças Adolescentes”.
Inscrições e mais informações no site www.cmdc2008.com.br .
(Ascom/PMPA, 21/01/2008)