Chamados de “parlamentos das águas”, os comitês de bacias permitem que os usuários de água, a sociedade civil e o poder público participem da gestão dos recursos hídricos. Com o intuito de mobilizar para a instalação do comitê do rio Paranaíba, Goiás sedia este mês cinco encontros nas seguintes cidades: Cristalina, Anápolis, Morrinhos, Santa Helena de Goiás e Mineiros.
Os encontros visam a informar sobre a bacia, o papel dos comitês e o processo eleitoral do colegiado, que acontecerá ainda no primeiro semestre deste ano. Goiás conta com 18 vagas no comitê do Paranaíba, distribuídas da seguinte forma: cinco para o poder público (estadual e municipal); nove para setores usuários (abastecimento, irrigação, indústria, hidroeletricidade etc.) e quatro para a sociedade civil (organizações de ensino e pesquisa e organizações não-governamentais).
Conflitos pelo uso da água
A maior parte do Produto Interno Bruto (PIB) de Goiás provém de atividades com interface com os recursos hídricos, como agropecuária, indústria, turismo, mineração entre outras. Extremamente modificada pela ação do homem, a bacia do rio Paranaíba já apresenta conflitos pelo uso da água.
Em Goiás, verifica-se um uso elevado de água para irrigação em contraposição à insuficiência hídrica para o abastecimento de grandes centros urbanos. Além disso, registram-se problemas entre irrigantes e empresas geradoras de energia elétrica.
Desenvolvimento regional
Os recursos hídricos da bacia do Paranaíba são estratégicos para o desenvolvimento regional, ficando nítida a importância de planejar e gerenciar os usos múltiplos da água. E isso deve ser feito de forma integrada, em toda a área da bacia, visto que as águas da bacia alcançam, além de Goiás, os estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal.
Mais sobre a bacia
A bacia do rio Paranaíba delimita um território de mais de 220.000 km², dividido da seguinte forma: Goiás (65%), Minas Gerais (30%), Distrito Federal (3%) e Mato Grosso do Sul (2%).
A população da região é de cerca de 8,5 milhões de habitantes, estando aproximadamente 90% em áreas urbanas. Segundo projeções de crescimento populacional, até 2020 a bacia terá mais de 18 milhões de habitantes.
Para obter mais informações sobre a bacia acesse: http://www.ana.gov.br/cbhparanaiba/.
Encontros em Goiás
24/01 – Cristalina
Horário: 14h às 18h
Onde: Câmara de Vereadores (Praça Otto Mohn, Palácio José Rodrigues de Queiroz)
25/01 – Anápolis
Horário: 8h às 13h
Onde: Auditório do Senai (Av. Engenheiro Roberto Mange, nº. 239 - Bairro Jundiaí)
28/01 – Morrinhos
Horário: 8h às 13h
Onde: Teatro Municipal Juquinha Diniz (Praça do Trabalhador – Setor Central)
29/01 – Santa Helena de Goiás
Horário: 14h às 18h
Onde: Auditório do Fórum (Av. Esperidião Paulo Curi, s/n, Bairro Lucilene)
30/01 – Mineiros
Horário: 14h às 18h
Onde: Câmara de Vereadores (Praça Deputado José Alves de Assis, 8, Centro)
(Ascom ANA, 18/01/2008)