Instalado no térreo do Ministério do Meio Ambiente desde o dia 7 de outubro de 1998, o Centro de Informação e Documentação Ambiental (CID Ambiental) é hoje um centro de referência para a área, por reunir e disponibilizar documentos produzidos pelo MMA, por entidades vinculadas e por outras instituições, governamentais ou não, com atividades afins. A biblioteca, que faz parte do Departamento de Educação Ambiental (DEA), fica aberta de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h. A consulta é livre para o público, mas o acervo só pode ser emprestado aos funcionários da casa ou a bibliotecas conveniadas, como a do Senado e a da Câmara, por exemplo.
No CID, pode-se fazer pesquisas na internet e levantamentos bibliográficos nacionais e internacionais. Há no acervo obras de referência como dicionários, guias, mapas e glossários especializados em meio ambiente e áreas afins; documentos produzidos pelo ministério que se referem a políticas, planos, programas e projetos ambientais; livros técnicos na área de meio ambiente e ciências correlatas; revistas; e outros documentos (vídeos, DVDs, fitas cassette, disquetes, slides e fotos) em diversos formatos, além de fôlderes, pôsteres e cartazes.
Além de disponíveis à consulta, esses materiais podem também ser solicitados para doação. "Chegam muitos pedidos de todo o Brasil, de prefeituras, ONG e pessoas físicas, por exemplo - mas preferimos dar prioridade às instituições, já que as obras doadas a elas tendem a se tornar acessíveis a um número maior de pessoas", diz Anderson Pereira, técnico do CID. As solicitações podem ser feitas online (pelo e-mail cid@mma.gov.br) ou pelo telefone (nos ramais 1512 e 1219).
Anderson explica que todas as publicações do acervo da biblioteca também provêm de doação. Quando chegam, as obras são analisadas e em seguida arquivadas na própria biblioteca ou encaminhados a uma extensão do CID, no subsolo do prédio, onde há um depósito de livros para doação; um espaço para reserva técnica, onde se guardam exemplares de livros para reposição nas estantes do CID; um acervo de livros do projeto Sala Verde; e um local onde se armazena a memória institucional do MMA, ao qual o acesso é restrito e onde está arquivado tudo o que o ministério já produziu. "Além de depósito, essa extensão do CID acabou por se tornar um centro de distribuição de doações", afirma Anderson.
(Ascom MMA, 18/01/2008)