A governadora Yeda Crusius prestigiou neste domingo (20/01) o espaço da Secretaria do Meio Ambiente (Sema RS) no Programa para a Qualidade de Vida dos Idosos, realizado junto às Casas de Governo, em Capão da Canoa, que reuniu diversas Secretarias em uma programação conjunta. Ali, a governadora observou as atividades desenvolvidas pela SEMA e suas vinculadas, Fepam e Fundação Zoobotânica (FZB), bem como o Programa Mata Atlântica e visitou exposição de fotos ambientais produzidas pelo fotógrafo Pedro Gonçalves.
Recepcionada pela coordenadora de Educação Ambiental da Sema RS, Lílian Mayara Zenker, a governadora pode observar a biodiversidade das algas, sua floração em rios e no mar, indicando a presença de toxinas ou boa qualidade da água. Esta atividade foi mostrada pelas biólogas da FZB, Vera Regina Werner e Zulemira Meyer Rosa.
Por sua vez, a geógrafa Carmem Franco mostrou as ações da Fepam, enquanto que a bióloga Vera Pitone expôs o Programa Mata Atlântica, da SEMA. Presente também a coordenadora de Educação Ambiental da FZB, Laura Tavares.
Ao final da tarde, uma caminhada até as dunas, finalizou a programação da Secretaria do Meio Ambiente nas atividades do Programa para a Qualidade de Vida dos Idosos. Bem próximo ao ninho na beira da praia, foi colocada uma placa com o nome científico da coruja-do-campo, Speotyto Cunicularia.
Além disso, a governadora assinou o projeto de lei a ser enviado para a Assembléia Legislativa que institui o Conselho Estadual do Idoso, que já existe por decreto. Ela inaugurou um Centro de Oficina Digital e firmou um convênio com o Ministério da Saúde. Yeda Crusius também foi paraninfa da formatura da turma do programa Patrulheiro Ambiental Mestre, da Brigada Militar, que discute formas de preservação do meio ambiente e a criação de uma consciência ambiental na população de todas as idades.
Também participam do Programa para a Qualidade de Vida dos Idosos as Secretarias da Saúde, da Cultura, do Turismo, Secretaria da Agricultura e Emater, Coordenadora da Mulher, Secretaria Municipal de Saúde de Capão da Canoa, Secretaria do Meio Ambiente de Osório, entre outros órgãos e vinculadas.
(Imprensa Sema/Fepam, 20/01/2008)