O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo decretou estado de atenção na cidade desde 9h50 em função das chuvas que caem em todo o município desde o início da manhã de domingo (20/01).
De acordo com os técnicos do CGE, as chuvas não estão intensas, mas são contínuas em todos os pontos da cidade, o que aumenta os riscos de transbordamento dos córregos e de deslizamentos de terra. O CGE já registra um ponto de alagamento na zona Sul da capital.
De acordo com a Defesa Civil estadual, a chuva atinge todo o estado e, principalmente, o litoral paulista. Na região, a chuva é de fraca a moderada, mas por ser contínua pode causar novas inundações e deslizamentos de terra.
Segundo os meteorologistas da Defesa Civil, as chuvas que atingem o estado são resultado de uma frente fria que passa pelo oceano. Deve continuar chovendo durante todo o domingo.
No último fim de semana as chuvas fortes que atingiram o Vale do Ribeira e o litoral sul do estado de São Paulo causaram inundações, deixaram 14.958 desalojados e causaram pelo menos quatro mortes.
Uma das mortes foi registrada em Peruíbe, a cidade mais afetada da região, onde ficaram desabrigados cerca de 1,2 mil moradores de cinco bairros. A prefeitura chegou a decretar estado de calamidade pública. Outras duas mortes ocorreram em Jacupiranga, no vale do Ribeira. A quarta morte ocorreu em São José dos Campos, Vale do Paraíba.
(Por Flávia Albuquerque, Agência Brasil, 20/01/2008)