O nível do mar Mediterrâneo poderá aumentar 50 centímetros nos próximos 50 anos devido aos efeitos do aquecimento global, alertou um estudo sobre o fenômeno apresentado nesta sexta-feira (18) pelo Instituto Espanhol de Oceanografia (IEO).
Uma grande análise sobre temperatura, nível do mar e salinidade do Mediterrâneo desde o século XX até os dias de hoje foram reunidas no livro Mudanças Climáticas no Mediterrâneo Espanhol, apresentado em Madri.
A principal conclusão é que a área sofreu um "considerável aumento da temperatura da água e do ar desde a década de 70, assim como uma rápida ascensão do nível do mar desde a década de 90".
O documento analisa dados oceanográficos e atmosféricos que vêm sendo recolhidos sistematicamente pelo IEO e por outras instituições espanholas.
Segundo o coordenador do trabalho, Manuel Vargas Yáñez, "as zonas de praia serão afetadas", devido a uma série de efeitos, como o aumento de 0,8 graus centígrados das temperaturas médias do ar na região mediterrânea entre 1974 e 2005.
Ele acrescentou que, de 1992 até 2005, já foi registrado um aumento do nível do mar de 16 centímetros.
(Yahoo Brasil, 19/01/2008)